movimento estudantil

Projeto de Raul Marcelo contra privatização da saúde recebe apoio estudantil

10/08/2009 18:27

O projeto de lei complementar 14/2009 apresentado pelo deputado estadual Raul Marcelo para reverter o modelo de gestão hospitalar na saúde paulista por meio de organizações sociais (OSs) vem recebendo apoio de importantes setores organizados da sociedade. Ao longo dos meses de junho e julho os encontros nacionais de estudantes de Medicina (realizado de 11 a 19 de julho, em Campinas) e de Enfermagem (ocorrido no mesmo período em Belém, Pará) aprovaram resolução de apoio ao PLC. Os estudantes de Educação Física, cujo encontro aconteceu em São Paulo entre os dias 18 a 25 de Julho, também deliberaram apoio à propositura.

O Congresso da União Estadual de Estudantes de São Paulo, realizado entre os dias 11 e 14 de junho, também aprovou apoio à propositura encaminhada pelo líder do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O projeto impede o Poder Executivo de habilitar e qualificar entidades privadas de qualquer natureza como Organizações Sociais (OSs) e revoga as leis que criaram esse modelo de gestão que privatiza a saúde pública estadual. A proposta também impede a renovação dos contratos de gestão em vigor e estabelece que os contratos com duração superior a 12 meses deverão ser revistos e limitados ao período de, no máximo, um ano.

Os hospitais hoje administrados por OSs devem ser retomados pelo Estado, assegurada a continuidade dos tratamentos em andamento, sem prejuízos à população. E o Estado deverá realizar concurso público para suprir a carência de profissionais hoje existente.

 

Veja mais sobre esta notícia aqui.

Contato

Campo Domínio Público de Movimento Estudantil

campodominiopublico@gmail.com

Diana (Campinas)
19 9466-0533 - claro

Bruno Modesto (Campinas)
19 8314-1323 - tim

Luis Stival (Franca)
16 91056532 - claro

Tanaka (Sorocaba)
15 8134-9136 - tim

Tiago Danção (São Paulo)
11 8038-2477 - oi

Isa (Florianópolis)
48 9655-8327 - tim

Camilo (Araraquara)
16 8150-2651 - oi

Pesquisar no site

 

O campo DOMÍNIO PÚBLICO tem compromisso do com a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e presencial, como um direito que deve ser garantido para toda a população. Acredita que o Movimento Estudantil precisa estar em constante sintonia com os trabalhadores em sua luta geral, defendendo seus direitos que estão sendo retirados pelos sucessivos governos neoliberais, processo ainda mais acentuado neste momento de crise.

    Estamos presentes em universidades como USP, Unicamp e Uniso, lutando contra o Reuni, o Prouni, a Univesp e a Uab, no combate às opressões e em defesa dos movimentos sociais.Neste ano, participamos do 8º CONUEE-SP, do 51º CONUNE, da jornada de luta comemorativa dos 25 anos do MST e muita da II Semana de Movimentos Sociais da Unicamp (organizada pelo DCE e centros acadêmicos), do 9º Congresso dos Estudantes da Unicamp, dentre outras.

 

Veja também:

Materiais publicados pelo campo domínio público;

Leitura Indicada;

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode