movimento estudantil

Campanha “O Petróleo tem que ser nosso”

18/08/2009 16:26

            A descoberta dos poços do Pré-Sal no Brasil, anunciada em 2008, colocou um grande debate em toda a sociedade, na mídia e na política. As reservas do Brasil, hoje em cerca de 14 bilhões de barris passariam para cerca de 100 bilhões, colocando o país entre os maiores produtores do mundo. Como extrair o Pré-Sal? Como distribuir e o que será feito com toda essa riqueza? – são as perguntas colocadas atualmente.

            Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada uma nova lei do petróleo (9.478, de 1997), que acabou com o monopólio da Petrobrás sobre a produção e refino; criou-se o modelo atual de leilões dos blocos de extração, em que o setor privado (boa parte grupos estrangeiros) tem se apropriado e lucrado muito com o petróleo nacional. Além disso, foram vendidas 62% das ações da empresa, sendo que 38% delas na Bolsa de Nova Iorque; só em 2008, isso rendeu 30% do lucro líquido em dividendos e juros – quase R$10 bilhões. Isso tudo iniciou uma grande privatização da Petrobrás e do petróleo brasileiro. Durante o governo Lula, os leilões de FHC continuaram e não foi mudada a lei do petróleo.

            Mesmo com isso, a empresa pública desenvolveu a capacidade de encontrar e extrair o petróleo da camada pré-sal. Agora, uma série de interesses se colocam em torno do petróleo: de um lado, a possibilidade de toda essa riqueza continuar sendo privatizada; de outro, o petróleo servirá para investimentos necessários ao povo brasileiro, inclusive no desenvolvimento de energias renováveis e/ou limpas.

            O DCE Unicamp participou da II Plenária Nacional da Campanha “O Petróleo tem que ser nosso!”, em maio, em Guararema (SP). Lá, foram aprovadas bandeiras comuns e a iniciativa de um abaixo-assinado por outra lei do petróleo. Da unidade dos movimentos tem sido feitoas várias atividades, que incluem o seminário em Campinas.

            Defendemos: Pelo monopólio estatal do Petróleo! Por uma Petrobrás 100% estatal! Fim das concessões na produção de petróleo e gás! Que os recursos sejam destinados ao povo brasileiro!

_______________________________________________

Texto Publicado Originalmente no Boletim do DCE - Unicamp em agosto de 2009

 

 

Contato

Campo Domínio Público de Movimento Estudantil

campodominiopublico@gmail.com

Diana (Campinas)
19 9466-0533 - claro

Bruno Modesto (Campinas)
19 8314-1323 - tim

Luis Stival (Franca)
16 91056532 - claro

Tanaka (Sorocaba)
15 8134-9136 - tim

Tiago Danção (São Paulo)
11 8038-2477 - oi

Isa (Florianópolis)
48 9655-8327 - tim

Camilo (Araraquara)
16 8150-2651 - oi

Pesquisar no site

 

O campo DOMÍNIO PÚBLICO tem compromisso do com a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e presencial, como um direito que deve ser garantido para toda a população. Acredita que o Movimento Estudantil precisa estar em constante sintonia com os trabalhadores em sua luta geral, defendendo seus direitos que estão sendo retirados pelos sucessivos governos neoliberais, processo ainda mais acentuado neste momento de crise.

    Estamos presentes em universidades como USP, Unicamp e Uniso, lutando contra o Reuni, o Prouni, a Univesp e a Uab, no combate às opressões e em defesa dos movimentos sociais.Neste ano, participamos do 8º CONUEE-SP, do 51º CONUNE, da jornada de luta comemorativa dos 25 anos do MST e muita da II Semana de Movimentos Sociais da Unicamp (organizada pelo DCE e centros acadêmicos), do 9º Congresso dos Estudantes da Unicamp, dentre outras.

 

Veja também:

Materiais publicados pelo campo domínio público;

Leitura Indicada;

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode