movimento estudantil

Ato contra a Corrução em Franca: Politização de um discurso normalmente vazio

23/04/2012 16:32

 

Por Domínio Público Franca

 

No dia 21 de abril ocorreram diversas manifestações contra a corrupção por todo o Brasil e aqui em Franca não foi diferente. A ato na cidade contou com mais de 40 participantes, em sua imensa maioria estudantes, que mancharam por todo centro da cidade para demonstrar à população sobre as causas da corrupção em geral.

A manifestação começou umas 9:30 da manhã, no qual os participantes colocaram os cartazes na Concha Acústica da cidade, sendo que todos eles buscavam apontar as origens e consequencias dos atos ilícitos feitos por parte dos políticos.

Logo após, foi feito um círculo no qual os manifestantes começaram a discutir profundamente o que leva a acontecer os atos de corrupção. Chegou-se a conclusão que o financiamento privado de campanhas eleitorais é um dos responsáveis, pois a empresa que financia a campanha de determinado candidato, recebe, após ele ser eleito, benefícios em licitações ou qualquer outro privilégio vindo da esfera pública. Isso ocorre, por exemplo, em quase todas as obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, onde se vê empreiteras que financiaram campanhas recebendo de volta o que investiram. Há, portanto, uma imensa confusão entre público e privado e essa é a raiz dos atos de corrupção.

Outro problema são as votações secretas do Congresso, no qual a troca de emandas entre partidos é enorme e isso ocorre porque algumas importantes votações são secretas e, por isso, não se fica sabendo qual foi o voto do parlamentar. Algo que demonstrou isso, até de maneira escancarada, foi a absolvição de Jaqueline Roriz [hoje no PMN] do processo de cassação que a câmara tinha aberto por recebimento de proprina. Detalhe: a deputada foi filmada recebendo o dinheiro ilícito, portanto tinha uma prova real para cassá-la.

São por estas razões que, todos que construíram o ato, chegaram ao consenso de que a corrupção não é um mero problema moral de um determinado indivíduo e sim fruto de todo um sistema que coloca sempre o privado na frente do público, o lucro na frente do bem-estar da maioria da população.

Depois do debate, a passeata correu o centro da cidade. Esquinas foram paradas por segundos com o intuito de que os motoristas e as outras pessoas que circulavam por perto pudessem ver o motivo da marcha. Muitos cantos e jograis contra os governos Municipal, Estadual e Federal ecoavam dos estudantes, a denúncia estava sendo feita e a população, que nos lugares passava, ao menos ouvia o recado.

A ato acabou umas 13:00 no mesmo lugar que começou, a Concha Acústica da cidade. Lá todos faziam o balanço do ato, que se mostrou positivo segundo as falas que foram feitas. Ao final, um clima de extrema fraternidade entre os manifestantes que compunham a bela paisagem da cidade de Franca

 

 

Contato

Campo Domínio Público de Movimento Estudantil

campodominiopublico@gmail.com

Diana (Campinas)
19 9466-0533 - claro

Bruno Modesto (Campinas)
19 8314-1323 - tim

Luis Stival (Franca)
16 91056532 - claro

Tanaka (Sorocaba)
15 8134-9136 - tim

Tiago Danção (São Paulo)
11 8038-2477 - oi

Isa (Florianópolis)
48 9655-8327 - tim

Camilo (Araraquara)
16 8150-2651 - oi

Pesquisar no site

 

O campo DOMÍNIO PÚBLICO tem compromisso do com a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e presencial, como um direito que deve ser garantido para toda a população. Acredita que o Movimento Estudantil precisa estar em constante sintonia com os trabalhadores em sua luta geral, defendendo seus direitos que estão sendo retirados pelos sucessivos governos neoliberais, processo ainda mais acentuado neste momento de crise.

    Estamos presentes em universidades como USP, Unicamp e Uniso, lutando contra o Reuni, o Prouni, a Univesp e a Uab, no combate às opressões e em defesa dos movimentos sociais.Neste ano, participamos do 8º CONUEE-SP, do 51º CONUNE, da jornada de luta comemorativa dos 25 anos do MST e muita da II Semana de Movimentos Sociais da Unicamp (organizada pelo DCE e centros acadêmicos), do 9º Congresso dos Estudantes da Unicamp, dentre outras.

 

Veja também:

Materiais publicados pelo campo domínio público;

Leitura Indicada;

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode