movimento estudantil

A UTOPIA DO “CAPITALISMO SUSTENTÁVEL”

15/04/2012 18:02

João Paulo de Toledo Camargo Hadler

doutorando em economia na Unicamp           

        Atualmente, poucos negarão a importância da questão ambiental, dadas as proporções globais e o potencial catastrófico atingidos pela deterioração da natureza como consequência da intervenção humana. O aquecimento global, o desmatamento acelerado, a destruição de ecossistemas e tantos outros problemas atingem a humanidade como um todo. Contudo, muitos partem de uma falsa colocação do problema, buscando formas de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. O debate se esvazia se não tivermos em conta o modo específico pelo qual sociedade e natureza se relacionam, o que remete à atual forma de organização da produção e do consumo.

 

            Incontrolabilidade e destrutividade do capital

No capitalismo, a produção não está orientada para a satisfação de necessidades humanas, mas pela busca do lucro. As mercadorias, ainda que sejam valores de uso, ou seja, objetos que atendem determinadas necessidades, só são produzidas à medida que permitem a realização de um lucro. A produção de valores de uso é subordinada à produção de valor. Para o capital, a busca do lucro, seu processo de valorização, não tem limites. Essa lógica imprime um caráter predatório ao processo produtivo, em especial quando o capitalismo atinge sua etapa superior, com grandes unidades operando com escalas de produção gigantes e concorrendo em nível mundial. Além disso, o consumo se submete à obsolescência acelerada como forma de criar ininterruptamente novas necessidades, redundando em desperdício e exploração irracional dos recursos naturais.

 

Capitalismo dependente e depredação ambiental

Essa lógica se manifesta com maior gravidade no capitalismo dependente. Na periferia do sistema capitalista, dada a situação de dependência e as especificidades da formação histórica, os grandes negócios se apoiam na superexploração do trabalho e na depredação dos recursos naturais. Esse é o sentido da legislação permissiva e da impunidade que transparecem no novo Código Florestal e no projeto de lei que sanciona o desmatamento desenfreado visto na Amazônia. Tais são as contrapartidas do crescimento econômico tão incensado, resultado das grandes obras que aprofundam a integração subordinada ao sistema capitalista mundial e dos negócios neocoloniais, avançando às custas de crescentes sacrifícios ambientais e humanos. O desenvolvimento sustentável, nos marcos do capitalismo, se revela como uma utopia irrealizável.

 

 

 

Contato

Campo Domínio Público de Movimento Estudantil

campodominiopublico@gmail.com

Diana (Campinas)
19 9466-0533 - claro

Bruno Modesto (Campinas)
19 8314-1323 - tim

Luis Stival (Franca)
16 91056532 - claro

Tanaka (Sorocaba)
15 8134-9136 - tim

Tiago Danção (São Paulo)
11 8038-2477 - oi

Isa (Florianópolis)
48 9655-8327 - tim

Camilo (Araraquara)
16 8150-2651 - oi

Pesquisar no site

 

O campo DOMÍNIO PÚBLICO tem compromisso do com a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e presencial, como um direito que deve ser garantido para toda a população. Acredita que o Movimento Estudantil precisa estar em constante sintonia com os trabalhadores em sua luta geral, defendendo seus direitos que estão sendo retirados pelos sucessivos governos neoliberais, processo ainda mais acentuado neste momento de crise.

    Estamos presentes em universidades como USP, Unicamp e Uniso, lutando contra o Reuni, o Prouni, a Univesp e a Uab, no combate às opressões e em defesa dos movimentos sociais.Neste ano, participamos do 8º CONUEE-SP, do 51º CONUNE, da jornada de luta comemorativa dos 25 anos do MST e muita da II Semana de Movimentos Sociais da Unicamp (organizada pelo DCE e centros acadêmicos), do 9º Congresso dos Estudantes da Unicamp, dentre outras.

 

Veja também:

Materiais publicados pelo campo domínio público;

Leitura Indicada;

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode